quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os humanos são meus amigos

Mas os vegetarianos sempre criam caso quando critico sua doutrina alimentar.

Na boa, pouco me importa se você não come carne, rabanete ou sorvete de pistache. Cada um faz o que quer. Só não me venha com o argumento que vi no adesivo de um carro outro dia: “Os animais são nossos amigos, não comida”, com o desenho de uma vaquinha, uma galinha e um peixinho, todos sorrindo felizes e contentes. Meus queridos, não nos iludamos, os animais não são nossos amigos. Pelo contrário, estamos todos os seres vivos numa intensa competição, cada um come quem consegue e salve-se quem puder. Imagine se você está no meio do mato e aparece uma onça faminta, o que você vai fazer? Oi, oncinha, você viu o último paredão do Big Brother? Posso te adicionar no orkut?

Claro que durante a evolução, algumas espécies desenvolveram parcerias. Temos desde as bactérias no intestino, por exemplo, que nos ajudam na digestão, ao cachorro do quintal, que nos acompanha em nossa solidão em troca de comida e um cafuné de vez em quando. Tudo bem. Mas o fato de precisarmos ou nos aperfeiçoarmos a uma ou outra espécie não significa que todos os bichos são nossos amiguinhos. É impossível ficar amigo de uma galinha, de uma vaca, de um peixinho dourado. Você pode até tentar, mas garanto que vai ser uma amizade de mão única. Te asseguro que, mesmo que você convide a galinha todo dia para comer um milho na lanchonete da esquina, ela não aparecerá, nem a querida vaca responderá a seus e-mails.

Os animais não são úteis não só como fonte nutricional, mas como cobaias em pesquisas científicas. (O que já foi comprovado ser inútil – e que eu sou absolutamente contra). Para salvar vidas humanas, sacrificam milhares de camundongos. Quem é contra matar ratos para salvar pessoas está lidando com uma lógica absurda: defende que se mate gente para salvar os roedores! (meio que me contradigo né? Motivos pessoais – sofro de algum mal de contradição não identificado nem pelos psiquiatras de Harvard) Se a moda pega daqui a poço terei que andar por aí com camisetas dizendo: “Os humanos são meus amigos. Salvem os humanos!”. Não te parece meio absurdo?

[Estive Pensando – Antonio Prata]

Nenhum comentário:

Postar um comentário